Jundiaí reforça internacionalização para atrair mais investimentos estrangeiros

Nas últimas duas semanas, Jundiaí marcou sua presença em solo europeu ao participar de algumas das maiores feiras do mundo, abordando temas como cidades inteligentes, profissões e gestão pública. Além da troca de experiências, a equipe composta pelos gestores das Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, juntamente com o Gestor-Adjunto de Governo, Jones Martins, e o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour, apresentou a revista digital ‘Jundiaí, a Melhor cidade do Brasil’, com o objetivo de ampliar as informações de interesse para investidores estrangeiros.

“Conseguimos atingir nossos objetivos, conforme definido no plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Durante a visita, pudemos conhecer as principais experiências das cidades inteligentes em benefício dos cidadãos e aproveitamos a oportunidade para reforçar a imagem de Jundiaí no exterior, atraindo novos negócios estrangeiros para nossa cidade e expandindo as oportunidades disponíveis. Além disso, constatamos que Jundiaí está alinhada com as melhores práticas de gestão no mundo, o que nos dá a confiança de que estamos no caminho certo”, avaliou Parimoschi.

A primeira parada foi em Barcelona, Espanha, na Smart City Expo World Congress (SCEWC), a maior feira de cidades inteligentes do mundo. Nesse evento, Jundiaí apresentou suas credenciais a empresas do setor de tecnologia. Em seguida, a equipe embarcou para Paris, França, onde participou da Cloud Expo Europe. Ainda em solo francês, a comitiva participou da Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, visitou a Station F, o maior coworking do mundo, e encerrou a viagem na inovadora Feira das Profissões.

A Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais é o maior evento de contratação pública, com mais de uma dezena de oficinas abordando questões enfrentadas pela comunidade mundial, incluindo temas como energias renováveis, tecnologia da informação e gestão urbana. Por sua vez, o Station F é o maior espaço de coworking para startups, reunindo um espaço de 34 mil m². A Feira das Profissões é uma das maiores do gênero na Europa, com mais de seiscentos expositores de diversas áreas. O objetivo dessas participações foi discutir as novas profissões emergentes e como preparar os estudantes para enfrentar os novos desafios, capacitando a mão de obra para o mercado de Jundiaí e região.

“Através das credenciais econômicas e tecnológicas que apresentamos, conseguimos deixar nossa marca e demonstrar que Jundiaí é um ótimo lugar para investir. Nosso trabalho continua focado em desenvolver ainda mais nossa cidade”, afirmou Cristiano Lopes.
A revista digital ‘Jundiaí, a Melhor cidade do Brasil’, que foi apresentada na Europa, está disponível no portal da Prefeitura de Jundiaí e será publicada em breve em inglês, espanhol e mandarim, visando alcançar um público mais amplo.