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Projeto da FEMSA em escolas de Jundiaí arrecada 540 kg de plástico

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 Em parceria com a Prefeitura Municipal, Projeto RenovAção mobilizou 3.674 crianças de seis escolas em ações para preservar o meio ambiente

Terminou na semana passada o primeiro ciclo do Projeto RenovAção de Educação Ambiental, uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Unidade de Gestão da Educação. O programa coletou 540 quilos de plástico e teve como objetivo apoiar a coleta seletiva e promover ações de educação ambiental em seis unidades de educação básica da rede municipal. A atividade teve a execução técnica do GAIA Social, instituição especializada em projetos socioambientais, e foi articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Ao todo foram 3.674 crianças envolvidas direta e indiretamente, quatro mutirões comunitários nos bairros Cidade Nova, Almerinda Chaves, Jd. Novo Horizonte e Jd. Santa Gertrudes, 54 multiplicadores (professores, gestores e equipe de apoio) capacitados, cerca de 5.000 ímãs de geladeira distribuídos e 540 quilos de plásticos arrecadados e corretamente destinados.

As EMEBs eleitas para participar do projeto tiveram como critério de seleção a incidência de casos de dengue e escorpiões no entorno, e o RenovAção também teve como propósito sensibilizar as comunidades para correto descarte de seus resíduos, diminuindo a probabilidade de novos casos.

O projeto foi iniciado com diagnóstico das seis escolas, envolvendo o levantamento de informações sobre coleta seletiva no bairro, a forma de descarte dentro de cada EMEB, quantidade de resíduos gerados, atividades de educação ambiental que constavam no plano pedagógico das escolas, dentre outras informações. Em seguida, os multiplicadores passaram por formação em temáticas de coleta seletiva e reciclagem, práticas de uso racional da água, sinergia com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU e de planejamento de ações de educação ambiental para melhoria de hábitos da comunidade escolar.

Foram adquiridos sete contêineres de 500 litros, oito coletores de 100 litros, três coletores de 60 litros, 96 coletores de 23 litros, 50 big bags para campanha do plástico e três balanças para escolas que têm intuito de comercializar materiais e angariar recursos para melhorias internas. Toda esta estrutura para coleta seletiva nas EMEBs foi definida com os multiplicadores nas oficinas de formação e em visitas às escolas.

Oficinas lúdicas

As oficinas lúdicas para sensibilização quanto ao uso da água e separação correta dos materiais reuniu 1.865 alunos. A atividade marcou a abertura da coleta seletiva nas escolas, integradas à implementação e identificação dos coletores. A campanha do plástico mobilizou quatro das seis EMEBs, para arrecadarem recursos com a comercialização e destinação correta de embalagens de PET e PEAD.

Além disso, foram feitos monitoramentos semanais dos resíduos gerados pelas escolas, com criação de um painel de indicadores, para cálculo da pegada ecológica com a destinação correta de papeis, vidros, plásticos e metais. O acompanhamento mostrou, com base em cálculos ambientais, que em três semanas as escolas pouparam onze árvores, dois litros de petróleo, 38 quilos de areia e doze quilos de minérios.

Ao final, as escolas foram premiadas pelas iniciativas inovadoras que desenvolveram com uma placa exclusiva e, com base em indicadores qualitativos de acompanhamento, a EMEB Ivo de Bona conquistou o reconhecimento de escola destaque do projeto em 2019. A cerimônia contou com falas do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, da gestora da Unidade de Gestão da Educação (UGE), Vasti Ferreira Marques, da gerente de sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora, e da diretora executiva do GAIA Social, Maíra Pereira.

Além de toda a estrutura com contêineres, coletores, adesivos, materiais de comunicação e ferramentas para comercialização dos materiais, as escolas recebem, como legado, o conteúdo das formações com professores, equipe gestora e equipe de apoio, assim como planos de ação que incorporam oficinas e dinâmicas de educação ambiental em sua proposta pedagógica de 2020.


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Jundiaí

Azul compra empresa jundiaiense por R$ 123 mi

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A Azul anunciou na tarde desta terça-feira a compra da companhia aérea regional TwoFlex, baseada em Jundiaí. As duas empresas assinaram uma oferta vinculante de 123 milhões de reais, segundo informou a Azul em comunicado. A transação ainda precisa ser aprovada por órgãos regulatórios.

O negócio reforça a aposta da Azul no mercado de aviação regional. A TwoFlex opera voos para 39 destinos no Brasil, dos quais somente três já eram atendidos pela Azul. A Azul já é dona da maior malha do país, com 200 destinos.

“Nos últimos dez anos, a Azul liderou o desenvolvimento da aviação regional no Brasil, atendendo a mais de 100 destinos domésticos e trazendo novos serviços para mais de 50. Nosso objetivo é continuar levando serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil”, disse em comunicado o presidente da Azul, John Rodgerson.

Ao comprar a TwoFlex, a Azul impede um avanço da concorrente Gol, líder em voos domésticos no Brasil. A Gol assinou no ano passado uma parceria com a TwoFlex, oferecendo com exclusividade em seu site as passagens para as rotas regionais operadas pela empresa paulista. A TwoFlex também operava voos em nome da Gol em estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Procurada, a Gol não respondeu se foi pega de surpresa pelo anúncio da venda da TwoFlex à Azul. Disse que está estudando como dar assistência aos clientes que compraram passagens para rotas da TwoFlex por meio da Gol e que o negócio em nada afeta seu plano de expansão regional.

“O acordo com a TwoFlex de compartilhamento de voos e compra de capacidade representou apenas 0,007% do número de assentos ofertados e 4.185 passageiros transportados em 2019, o que representa 0,012% do total de 35 milhões de clientes atendidos pela Gol no ano” escreveu a empresa em comunicado.

A TwoFlex foi fundada em 2013 após a fusão da Two Táxi Aéreo e da Flex Aero Táxi Aéreo.
CongonhasCom a aquisição, a Azul ganhará também 14 novos horários de pouso e decolagem que a TwoFlex possuía na pista auxiliar no disputado aeroporto de Congonhas — os chamados slots. 

Apesar de não operar na pista principal, a TwoFlex obteve em setembro do ano passado autorização para realizar voos entre Congonhas e o aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro. Assim, se desejar usar a rota, a Azul pode aumentar sua participação no trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo.

A Azul entrou na ponte aérea no fim de 2019, após herdar slots da Avianca Brasil, e começou a operar uma rota entre Congonhas e o aeroporto Santos Dumont, o trajeto mais cobiçado da ponte aérea Rio-São Paulo. Com o fim das operações da Avianca Brasil em maio, a Azul recebeu 15 dos 41 slots da empresa na pista principal, que somou aos 26 que já possuía e possibilitou uma operação na ponte aérea.

Os horários na pista principal do aeroporto geraram uma grande novela em 2019. Além da Azul, a MAP Linhas Aéreas, do Amazonas, ficou com 12 slots e a Passaredo, de Ribeirão Preto (SP), com 14, todos na pista principal.

A TwoFlex também chegou a pleitear slots na pista principal de Congonhas, mas seu pedido foi negado pelos órgãos de avião civil que gerenciavam o aeroporto, devido ao porte pequeno de suas aeronaves.

Além do uso dos slots, no comunicado informando sobre a transação com a TwoFlex, Rodgerson afirmou ainda que a frota de 17 aeronaves Cessna Caravan próprias da TwoFlex será “a maneira mais adequada para alcançar cidades e comunidades menores”. “A aquisição da TwoFlex ajudará a Azul a aumentar a demanda de clientes, pois poderá levar o serviço aéreo a lugares onde não são servidos hoje”, disse o executivo. O presidente disse ainda que a operação de carga da TwoFlex será uma adição “estratégica” à Azul Cargo Express, serviço de carga da Azul.

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Jundiaí

Vagas para os projetos musicais do Colégio Divino Salvador estão abertas

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Orquestra e corais infantil e adulto estão com inscrições abertas em janeiro

Que tal começar o ano participando de um projeto musical? No Colégio Divino Salvador as inscrições estão abertas para novos integrantes que queiram participar do Projeto Orquestra, do Coral Infantil ou do Coral Divino em Canto.

Se você tem mais de 18 anos, não tem experiência e não sabe ler partitura, mas quer fazer parte de um grupo, o Coral Divino em Canto, sob regência da maestrina Cláudia de Queiroz, tem inscrições abertas para novos integrantes. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 19h30 às 22h, e os interessados podem se inscrever e agendar um teste vocal até dia 28 de janeiro, com mensalidade de R$ 30. As vagas são limitadas.

Já para quem tem conhecimento e possui violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé ou fagote pode se inscrever no Projeto Orquestra, do maestro Thiago Loboda, que completa 25 anos em 2020. As vagas estão abertas para jovens entre 12 e 26 anos, prioritariamente (podendo ser abertas exceções). Caso o interessado toque outro instrumento, ainda pode entrar em contato para verificar sobre possíveis oportunidades. Para fazer parte do grupo será feito um teste para avaliar o conhecimento do candidato. As inscrições e seleção serão realizadas até a primeira quinzena de fevereiro. Os ensaios são realizados às terças-feiras, das 18h30 às 20h. Não há mensalidade, apenas uma taxa de matrícula semestral de R$ 60,00.

As crianças de 6 a 12 anos também poderão fazer parte de um grupo musical. O Coral Infantil, com regência de Elaine Freitas, tem inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro e a taxa para participação é semestral de R$ 60. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 18h15 às 19h45.

Para participar não é preciso ser aluno ou funcionário do Colégio Divino Salvador, onde acontecem os ensaios. A participação nos três projetos é aberta à população. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4588-1356 ou diretamente na secretaria do Colégio Divino Salvador, que fica na Rua General Carneiro, 105, Vila Arens, Jundiaí (SP).

CORAL DIVINO EM CANTO

Fundado em 1998
Ensaios: quintas-feiras, das 19:30 às 22:00
Adultos acima de 18 anos
TAXA MENSAL: 30,00
INSCRIÇÕES ATÉ 28/01/2020

CORAL INFANTIL

Fundado em 1987
Ensaios: quintas-feiras, das 18:15 às 19:45
Crianças de 6 a 12 anos
TAXA SEMESTRAL: R$ 60,00
INSCRIÇÕES ATÉ 28/02/2020

PROJETO ORQUESTRA

Fundado em 1996
Ensaios: terças-feiras, das 18:30 às 20:00
Jovens de 12 a 26 anos
TAXA SEMESTRAL: R$ 60,00
INSCRIÇÕES ATÉ 15/02/2020

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Jundiaí

Empresa jundiaiense artesanal e totalmente ecológica, a Coco Verde comemora um ano

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A jovem Gabriela de Angelis, 29 anos, sempre quis trabalhar com algo que fizesse a diferença na preservação do meio ambiente. Cursou Ecologia na UNESP, deu uma guinada e foi fazer Engenharia, trabalhou no Geenpeace, mas após um curso de saboaria artesanal e outro de aromatizador de ambientes com óleos essenciais decidiu empreender e criou a “Coco Verde – Casa & Corpo”.

“Queria encontrar uma solução para que a limpeza e a higiene pessoal fossem menos nocivas ao ambiente e às pessoas. Passei então a produzir cosméticos e produtos de limpeza artesanais, com matéria prima 100% vegetal. Todos os produtos são biodegradáveis e hipoalergênicos”, afirma Gabriela.

A Coco Verde nasceu há um ano, em Jundiaí (interior de São Paulo) e está buscando seu espaço no já disputado mercado de produtos ecológicos. Toda a produção da Coco Verde é feita artesanalmente, as embalagens são retornáveis, com a menor utilização de plástico possível, visando a redução de lixo gerado.

As entregas em municípios próximos a Jundiaí e Grande São Paulo são feitas por bicicleta, não gerando poluentes. As demais são enviadas via Correio. A empresa também faz a compensação ambiental pelo selo “eu reciclo”.

A Coco Verde conta com produtos para a Casa e para o Corpo.

Linha Casa:

. Sabão em pó de coco (ideal para roupas mais sujas, brancas e limpeza pesada. Rende o dobro do sabão em pó convencional);

. Sabão líquido (100% coco, para lavar roupa e louça);

. Aromatizador de ambientes (perfume pau-brasil).

Linha Corpo:

. Xamponetes em barra (ideal para o corpo, rosto e cabelos). Nas versões laranja com cártamo, lavanda com amêndoas, capim limão com menta e extrato de camomila (esse último não leva óleo essencial, ideal para bebês e mães no período de amamentação);

. Sabonete líquido com aroma de lavandin;

. Cera fortalecedora. Contém óleo de rícino fortalecedor de unhas e óleo de lavandin grosso, que é cicatrizante. Indicado como pomada cicatrizante e balm labial.

. Desodorante em pomada;

. Desodorante líquido;

. Hidrolatos para tratamentos de rosto e corpo nas versões lavanda (regenerador celular), aroeira pimenteira (anti-inflamatório cutâneo) e citronela (repelente de insetos). Podem ser usados em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos e escalda-pés.

. Discos de limpeza facial reutilizáveis;

. Bucha de banho.

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