Fique Conectado

Cidades

Primeiro evento itinerante do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) em Morato foi um sucesso

Avatar

Publicado

em

Nos dias 21, 22 e 23 de julho, a cidade de Morato se transformou em uma verdadeira extensão do nordeste brasileiro. Isso por conta da instalação na cidade do primeiro evento itinerante do Centro de Tradições Nordestinas (CTN).

Foi a primeira festa nordestina itinerante do Brasil. E o pioneirismo teve como objetivo divulgar a tradição nordestina e possibilitar às pessoas que hoje moram em Morato mas que, há tempos deixaram seus locais de origem, matassem as saudades de suas tradições.

O nordeste possui um grande valor histórico, social, político e, principalmente, cultural para o Brasil. Os costumes, as crenças, os cultos religiosos, as artes, a literatura popular, as danças e os hábitos nordestinos geraram uma das culturas mais belas e ricas do país. A região formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia se destaca pela garra, alegria e coragem de seu povo.

E o centro de Tradições Nordestinas cumpre essa missão de reunir os sotaques, cores e sabores da região mais “arretada” do Brasil, valorizando e enaltecendo a herança cultural dessa comunidade.

O grande evento, totalmente organizado e executado pelo CTN e sem custos à prefeitura, aconteceu na Praça Pompilho Bessa, em frente ao Centro de Integração da Cidadania de Morato. No local, foi montado um grande palco para a realização dos shows, uma praça de alimentação, barracas de artesanato, praça de drinks e quatro grandes restaurantes trazendo comidas típicas, apresentadas em um rico cardápio regional.

Até um pequeno parque de diversões para a garota se divertir havia no evento. Piscinas de bolinha, tiro ao alvo, pesca de prêmios e muito mais; mas o brinquedo que chamou mais a atenção foi o “jegue mecânico”, uma adaptação do famoso touro mecânico.

Também foram apresentadas diversas atividades culturais, religiosas e educativas, tais como a instalação de um pequeno museu em homenagem ao Padre Cícero, o Padim Ciço, no prédio onde era a antiga prefeitura.

Nesse museu era possível conhecer um pouco da história desse religioso evangelizador e líder espiritual, de Juazeiro do Norte, no Ceará, que se tornou símbolo da cultura religiosa nordestina e uma das personalidades mais biografadas do mundo. Sobre ele, existem mais de duzentos livros publicados. E até hoje, 83 anos depois de sua morte, multidões de romeiros de diversos cantos do país visitam seu túmulo.

No acervo desse museu, que reuniu móveis, utensílios, documentos e cartas do Padim Ciço, havia até o seu título de eleitor, original, conservado até hoje.

A cultura nordestina foi outro destaque da festa. O cordel nordestino estava exposto e à venda em publicações vindas de vários estados do nordeste, e o artesanato esteve presente em várias barracas que ofereciam, entre outras coisas, bolsas de couro, sandálias, coletes, utensílios para casa e decoração, rendas e confecções nordestinas.

Os shows musicais, apresentados por artistas de renome nacional e por artistas de Morato, se somaram para fazer desta uma das maiores festas já realizadas em Francisco Morato.

Entre sexta e domingo, a população moratense se divertiu com as apresentações de forró pé de serra, forró tradicional, sertanejo, repentistas, trovadores e emboladores, além de apresentações de dança das alunas do curso de ginástica estética que representarão Morato nos Jogos Pan-americanos, grupos de dança de alunos dos cursos da Casa de Cultura e a peça teatral Severinismo, apresentado pela Cia. Girandolá, da Associação Cultural Conpoema.

Entre os principais artistas trazidos pelo CTN Itinerante, destacaram-se Fabinho Zabumbão, Trio Amizade, Jefferson Paes, Trio Kabeça Fria, Fernanda Salgado, Renner Bahia e Circuladô de Fulô.

Mas, além dos shows com esses artistas de renome nacional, o que também fez muito sucesso na primeira festa do CTN Itinerante foram as comidas típicas do nordeste brasileiro oferecidas nas várias barracas montadas no espaço do evento.

A praça de alimentação ofereceu o que há de mais tradicional no cardápio da culinária nordestina. Pratos como a buchada de bode, dobradinha, mungunzá, baião de dois, carne de sol, paçoca, cachaça, rapadura, joelho de porco, acarajé e diversos outros fizeram parte das delícias oferecidas ao público.

Isso sem falar nas sobremesas de doces típicos nordestinos como a cocada, canjica e tapioca; e os licores e sucos de frutas típicas nordestinas, tais como graviola, cajá, cajarana e umbu.

A prefeitura de Morato participou do evento disponibilizando à população, gratuitamente, ações sociais com atendimento de manicure, aferição de pressão e destro, orientações sobre a prevenção de Dengue, Zica e Chikungunya, e orientações sobre o SUAS e benefícios sociais.

A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) e a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, abriram oficialmente a programação do CTN Itinerante em Morato, no dia 21. A deputada falou ao público presente agradecendo a atenção que a prefeita Renata Sene dedicou quando foi apresentado a ela o projeto de fazer a festa do CTN em Morato.

A prefeita Renata Sene, por sua vez, também agradeceu à deputada Renata Abreu pelo empenho para que o evento se realizasse e pelo olhar carinhoso que dedicou à população de Francisco Morato ao realizar o primeiro CTN Itinerante na cidade. “Temos certeza que esta festa vai ficar na história de Morato, tanto pela grandiosidade, quanto pela importância que ela representa à população de Francisco Morato. O CTN Itinerante está de parabéns pela iniciativa”, disse a prefeita.

Segundo a organização do evento, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local do CTN Itinerante durante os três dias da festa.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Clique para comentar

Campo Limpo Paulista

Ação solidária da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista ajuda a levar alimentação e higiene a comunidades durante a pandemia

Avatar

Publicado

em

A fábrica de componentes automotivos da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista (SP) e seus colaboradores uniram-se em uma ação solidária para contribuir com famílias carentes do bairro São José, atingidas drasticamente pela pandemia da Covid-19. Essas famílias, em sua maioria de baixa renda e sem trabalho formal, sentem fortemente o impacto das ruas vazias e da impossibilidade de trabalhar para buscar o sustento diário da casa.

Juntamente com dois projetos sociais que já atuam no bairro, um dos maiores e também um dos mais carentes da cidade, a thyssenkrupp doou, nos dias 14 e 15 de maio, cinco toneladas de alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza para as famílias da região cadastradas junto às associações de solidariedade.

“A fábrica da thyssenkrupp de Campo Limpo é a mais antiga da cidade e sua relação com a população do entorno é muito estreita e importante. O compromisso da empresa sempre se estendeu à comunidade e, neste momento de instabilidade gerada pela pandemia, acreditamos que a empatia é ainda mais necessária”, relata Michelle Amorim, colaboradora da thyssenkrupp e uma das responsáveis pela mobilização.

“O setor automotivo está sendo profundamente impactadpelos efeitos econômicos da pandemia. No entanto, todos aqui se uniram para ajudar aqueles que estão em situação mais vulnerável. Isso me dá muito orgulho de fazer parte desta empresa”, afirma Camila Macedo, Gerente de RH da fábrica e uma das articuladoras da campanha.

Uma comunidade que se ajuda

A união entre empresa, colaboradores e associações comunitárias se encontra também com histórias de solidariedade entre aqueles que mais precisam. Veranice Lima da Silva, 50 anos, é dona de casa e moradora da comunidade Vila da Conquista, no bairro São José. Por muitas vezes, já enfrentou dificuldades para sustentar a casa, cuidar de seu filho especial e tratar de um problema de saúde. Sua dedicação em ajudar os outros é para ser aplaudida. Ela é voluntária de uma das associações do bairro e cozinha refeições para crianças da vizinhança. Com os alimentos e o gás fornecidos pela ONG, ela consegue servir atualmente o café da manhã e jantar a 124 crianças da comunidade, que estão sem merenda escolar devido às escolas estarem fechadas durante a quarentena. “A chegada dessas cestas básicas na comunidade não tem preço, sou muito grata a todos, porque vamos poder ajudar muitas famílias”, conta dona Vera.

Continuar Lendo

Empregos

Assaí Atacadista abre 285 vagas de emprego em Jundiaí

Avatar

Publicado

em

O Assaí Atacadista, rede de atacado de autosserviço que mais cresce no Brasil, está selecionando profissionais para sua loja que será inaugurada em Jundiaí nos próximos meses. São 285 vagas para diferentes setores da unidade, como operador de caixa, operador de empilhadeira, repositor, cartazista, nutricionista, cozinheiro e atendente de vendas, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência. Os interessados devem se cadastrar no site https://expansaoassaijundiai.gupy.io/ até o dia 3 de julho.

Como medida de prevenção contra a Covid-19, o processo seletivo da rede foi adaptado para ser realizado 100% online. “Em todo o Brasil, o Assaí adotou uma série de medidas para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes. Em Jundiaí, estamos tomando todos os cuidados necessários já na etapa de seleção dos candidatos. Faremos a seletiva online para evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações. Em especial nesse período que estamos vivendo, queremos colaborar com a geração de renda para a população, fortalecendo a economia local e cumprindo com o nosso papel na sociedade”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assaí Atacadista.  

O Assaí oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado. A rede possui, ainda, um plano estruturado de carreira e investe constantemente em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores em todo o País.

Negócio de atacado de autosserviço do GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, o Assaí atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 169 lojas distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal. Conta com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões clientes em suas unidades. Em 2019, foi eleito o atacadista mais admirado do País pelo ranking IBEVAR-FIA.

Continuar Lendo

Jundiaí

Após a quarentena, Jundiaí receberá o Bar Santa Leda

Avatar

Publicado

em

bar santa leda jundiai

Quando a quarentena for finalizada, Jundiaí receberá um novo bar, o Bar Santa Leda. Localizado no Boulevard Beco Fino, o bar substituirá o Varuka SteakBar. A ideia inicial era de inaugurar em abril, mas por conta da quarentena devido a pandemia de Coronavírus a inauguração teve de ser adiada.

Jundiaí tem visto a sua rotina mudar e novos bares serem instalados na cidade.

Continuar Lendo

+ Lidas do Mês