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Prefeitura de Louveira ajusta suas contas para superar a crise econômica

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Em meio a uma das maiores crises econômicas do país, a Prefeitura de Louveira faz a sua parte. Está realizando diversos ajustes para manter os altos índices de investimento dos últimos anos, mesmo com a crescente queda de arrecadação registrada, em virtude do panorama nacional que reflete diretamente nos estados e municípios, atingindo as instituições públicas.

Embora a cidade tenha registrado, no último ano, crescimento superior a de outros municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), há especial atenção para a manutenção do equilíbrio fiscal. Nesse sentido, a Prefeitura trabalha na redução de suas despesas de custeio e pessoal, com a revisão de seus contratos administrativos, cortes de horas extras, racionalização de seus cargos comissionados, além de outras medidas que irão contribuir para que a cidade continue investindo para oferecer serviços públicos de qualidade, que estejam em conformidade com os anseios da população.

Num diagnóstico traçado pelo economista Geraldo D’andrea em que se avalia o comportamento das receitas e despesas de Louveira e sua participação frente ao Aglomerado Urbano de Jundiaí, verifica-se por exemplo, que em 2015 a arrecadação do Aglomerado caiu 2,7% com relação à 2014, enquanto se considerarmos apenas o município de Louveira, a arrecadação cresceu 1,7%, já desconsiderada a inflação. Apesar do crescimento, está bem abaixo do crescimento ideal para a manutenção de todos os serviços oferecidos pela municipalidade.

O estudo também dá destaque ao volume de investimento realizados pela prefeitura de Louveira nos últimos anos. Trata-se da construção de escolas, postos de saúde, reforma da estação ferroviária, obras de saneamento, dentre outras ações que beneficiaram a vida da população. Enquanto no AUJ houve um recuo de 1,0% nos últimos 5 anos, caindo de R$ 253,3 milhões, em 2010, para R$ 250,7 milhões, em 2015, em Louveira houve avanço de 242,2%, subindo de R$ 49,8 milhões em 2010 para R$ 170,3 milhões em 2015. Esse crescimento fez com que a participação relativa de Louveira, no volume de capital destinado a investimento no AUJ saltasse dos 19,6%, em 2010, para 67,9%, em 2015, colocando a cidade na primeira colocação como o município que mais investiu nos anos de 2014 e 2015, mais até que Jundiaí que possui uma arrecadação muito maior, já desconsiderada a inflação.

Despesas

Por outro lado, devido ao elevado valor investido na cidade e o crescente aumento na oferta de serviços ao cidadão louveirense, a Prefeitura também apresentou um aumento significativo em suas despesas, destacando despesas com pessoal e de custeio. Ao construir novos prédios públicos a Prefeitura assume as despesas dos mesmos, exemplo, quando se constrói uma escola acaba havendo gastos com professores, móveis, limpeza do local, segurança e muitos outros custos indiretos que acabam impactando os gastos públicos.

Segunda maior fonte de despesa para o Município de Louveira, as despesas com pessoal cresceram 4,4% em 2015, passando dos R$ 137,8 milhões em 2014, para R$ 143,9 milhões em 2015, período em que no AUJ houve uma redução de 0,3% nesse tipo de despesa. Hoje, a prefeitura emprega 1.597 funcionários efetivos e 73 funcionários em comissão.

Principal motivo de despesa da Prefeitura, a despesa de custeio abrange todas as contas que permitem à máquina administrativa funcionar adequadamente e oferecer serviços ao cidadão. Entre 2014 e 2015 essa despesa cresceu 2,6 % no aglomerado e 9,8 % em Louveira.

“Diante da crise econômica nacional que acaba afetando Louveira, nosso grande desafio é o de continuar trabalhando para garantir a manutenção de nossa capacidade de investimento, sem a perda da qualidade do serviço prestado à população. Hoje há uma tendência nos órgãos públicos de redução das receitas e aumento na curva das despesas, trabalhamos contra essa tendência, com a atração de novas empresas para a cidade e a redução de nossas despesas, em especial, as despesas de custeio”, afirma o prefeito Junior Finamore, após análise do diagnóstico.

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Campo Limpo Paulista

Ação solidária da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista ajuda a levar alimentação e higiene a comunidades durante a pandemia

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A fábrica de componentes automotivos da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista (SP) e seus colaboradores uniram-se em uma ação solidária para contribuir com famílias carentes do bairro São José, atingidas drasticamente pela pandemia da Covid-19. Essas famílias, em sua maioria de baixa renda e sem trabalho formal, sentem fortemente o impacto das ruas vazias e da impossibilidade de trabalhar para buscar o sustento diário da casa.

Juntamente com dois projetos sociais que já atuam no bairro, um dos maiores e também um dos mais carentes da cidade, a thyssenkrupp doou, nos dias 14 e 15 de maio, cinco toneladas de alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza para as famílias da região cadastradas junto às associações de solidariedade.

“A fábrica da thyssenkrupp de Campo Limpo é a mais antiga da cidade e sua relação com a população do entorno é muito estreita e importante. O compromisso da empresa sempre se estendeu à comunidade e, neste momento de instabilidade gerada pela pandemia, acreditamos que a empatia é ainda mais necessária”, relata Michelle Amorim, colaboradora da thyssenkrupp e uma das responsáveis pela mobilização.

“O setor automotivo está sendo profundamente impactadpelos efeitos econômicos da pandemia. No entanto, todos aqui se uniram para ajudar aqueles que estão em situação mais vulnerável. Isso me dá muito orgulho de fazer parte desta empresa”, afirma Camila Macedo, Gerente de RH da fábrica e uma das articuladoras da campanha.

Uma comunidade que se ajuda

A união entre empresa, colaboradores e associações comunitárias se encontra também com histórias de solidariedade entre aqueles que mais precisam. Veranice Lima da Silva, 50 anos, é dona de casa e moradora da comunidade Vila da Conquista, no bairro São José. Por muitas vezes, já enfrentou dificuldades para sustentar a casa, cuidar de seu filho especial e tratar de um problema de saúde. Sua dedicação em ajudar os outros é para ser aplaudida. Ela é voluntária de uma das associações do bairro e cozinha refeições para crianças da vizinhança. Com os alimentos e o gás fornecidos pela ONG, ela consegue servir atualmente o café da manhã e jantar a 124 crianças da comunidade, que estão sem merenda escolar devido às escolas estarem fechadas durante a quarentena. “A chegada dessas cestas básicas na comunidade não tem preço, sou muito grata a todos, porque vamos poder ajudar muitas famílias”, conta dona Vera.

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Empregos

Assaí Atacadista abre 285 vagas de emprego em Jundiaí

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O Assaí Atacadista, rede de atacado de autosserviço que mais cresce no Brasil, está selecionando profissionais para sua loja que será inaugurada em Jundiaí nos próximos meses. São 285 vagas para diferentes setores da unidade, como operador de caixa, operador de empilhadeira, repositor, cartazista, nutricionista, cozinheiro e atendente de vendas, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência. Os interessados devem se cadastrar no site https://expansaoassaijundiai.gupy.io/ até o dia 3 de julho.

Como medida de prevenção contra a Covid-19, o processo seletivo da rede foi adaptado para ser realizado 100% online. “Em todo o Brasil, o Assaí adotou uma série de medidas para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes. Em Jundiaí, estamos tomando todos os cuidados necessários já na etapa de seleção dos candidatos. Faremos a seletiva online para evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações. Em especial nesse período que estamos vivendo, queremos colaborar com a geração de renda para a população, fortalecendo a economia local e cumprindo com o nosso papel na sociedade”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assaí Atacadista.  

O Assaí oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado. A rede possui, ainda, um plano estruturado de carreira e investe constantemente em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores em todo o País.

Negócio de atacado de autosserviço do GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, o Assaí atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 169 lojas distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal. Conta com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões clientes em suas unidades. Em 2019, foi eleito o atacadista mais admirado do País pelo ranking IBEVAR-FIA.

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Jundiaí

Após a quarentena, Jundiaí receberá o Bar Santa Leda

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bar santa leda jundiai

Quando a quarentena for finalizada, Jundiaí receberá um novo bar, o Bar Santa Leda. Localizado no Boulevard Beco Fino, o bar substituirá o Varuka SteakBar. A ideia inicial era de inaugurar em abril, mas por conta da quarentena devido a pandemia de Coronavírus a inauguração teve de ser adiada.

Jundiaí tem visto a sua rotina mudar e novos bares serem instalados na cidade.

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