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Governo do Estado estuda ampliar linha 7-Rubi até Campinas

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A proposta foi apresentada na manhã desta terça-feira (4) após viagem experimental entre Campinas e Louveira, trecho do futuro Trem Intercidades (TIC)

Nesta terça-feira (4), durante viagem experimental em um dos trechos do futuro Trem Intercidades (TIC), representantes do governo do Estado apresentaram um projeto para estender até Campinas a linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente funciona de Jundiaí a Luz, no centro da capital.

Para isso, será necessário recuperar e eletrificar parte da rede ferroviária local, utilizada hoje somente para transporte de cargas poucas vezes ao dia. Inicialmente a ideia é disponibilizar trens da CPTM entre Campinas e o centro de São Paulo em alguns horários ao longo do dia. Hoje a linha 7-Rubi vai da Luz, no centro de São Paulo, até Jundiaí, ao longo de 18 estações e 60,5 km no total. Atende aos municípios de São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, e transporta, em média, 458 mil passageiros por dia útil.

Para dar início à viabilização do projeto, o governo do Estado deve firmar um convênio com a União e a Rumo Logística, concessionária desse trecho da ferrovia federal, para cessão da via. Há ainda a possibilidade de que seja feita uma parceria com a Rumo para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo das obras de recuperação da via férrea e de energização da rede aérea. Serão cerca de 50 km de rede aérea entre Jundiaí e Campinas.

Fazer as obras necessárias no trecho Campinas–Jundiaí vai ser um caminho mais rápido e barato para viabilizar o trem de Campinas até São Paulo. É uma alternativa mais eficiente a curto prazo para aprimorar a mobilidade dos moradores da região de Campinas.

Trem Intercidades – Na manhã desta terça-feira (4), autoridades do governo do Estado fizeram uma viagem experimental no trecho da ferrovia federal, entre Campinas e Louveira, onde deve passar o futuro TIC. A concessionária da ferrovia, Rumo Logística, disponibilizou um trem de passageiros com dois vagões para a visita. O TIC atenderá às cidades São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, em 135 km de trilhos e nove estações. A estimativa inicial é de que o ramal transporte cerca de 68 mil passageiros por dia.  O trem de média velocidade deve operar junto com a linha 7-Rubi da CPTM, que já vai até Jundiaí. O custo total estimado é R$ 5,4 bilhões, dos quais R$ 1,8 bilhão deve ser investido pelo governo do Estado. 

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Empreendedorismo e Mercado

Grupo Japi apresenta novo projeto, o InfluenceHub

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Foto: Logotipo InfluenceHub / Grupo Japi

Conhecido por administrar diversas marcas como Agência Japi, Descubra Jundiaí, Designers Brasileiros, Magazine Automotiva e este veículo (O Dia Jundiaí), o Grupo Japi “deixou escapar” nesta quarta-feira (09) uma nova marca, a InfluenceHub.

“O projeto se originalizou após fazermos um estudo na região de Jundiaí, a respeito do mercado de marketing de influência. Aqui na cidade são raras as agências que fornecem essa modalidade de marketing para as empresas e para as marcas. Desta forma entendemos que ele é pouco explorado e quem nele opera não o faz com maestria”, disse Dalmir Ferreira, diretor executivo do Grupo Japi.

Com identidade desenvolvida pela Agência Japi, a InfluenceHub deve ser apresentada oficialmente nas próximas semanas em um coquetel exclusivo para convidados e, com a presença de algumas figuras públicas e políticas da região.

Fillipe Santos, que detém notoriedade como especialista em marketing de influência e é um dos diretores da nova marca finalizou: “A InfluenceHub consiste em uma agência que irá conecta marcas e influenciadores, além de se responsabilizar pelo desenvolvimento de campanhas com esses criadores. Uma questão ainda em pauta é se iremos oferecer o serviço de gestão de carreiras para esses artistas digitais. Temos um leque de possibilidades dentro deste mercado, mas estamos em um período de estudos para definir o que compensa ou não para nós. Não descartamos, por exemplo, a ideia de sermos uma academia de criadores, para concebermos pessoas para o mercado. Tudo vai depender desse estudo”.

O grupo promete ainda, gerir a marca de forma inovadora e sempre seguindo as tendências do mercado digital.

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Esporte

Jundiaí marcará presença na Paralimpíada, em Tóquio 2020

PEAMA marcará presença em Tóqui, na Paralimpíada 2020, com a participação de Thomas de Moares

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Foto: Divulgação

No último final de semana, 28 e 29, atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), participaram do Circuito Loterias Caixa, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e, além de ficarem com a 17ª colocação na classificação geral, o atleta Thomaz de Moraes conquistou vaga para a Paralimpíada de Tóquio, em 2020.

Ao todo, participaram 132 cidades da competição, e o TIME Jundiaí PEAMA se destacou com a participação de seis atletas classificados como alto rendimento. De acordo com o diretor de Esportes Adaptados da UGEL, César Munir, os resultados são expressivos. “A conquista do índice pelo Thomaz já garante a participação do PEAMA e de Jundiaí ao evento mundial. Ainda temos expectativas de conquista de mais índices, com Cristian Ribera. No entanto, o PEAMA não irá alterar a forma de atendimento, que ao longo dos 20 anos, tem o foco para a iniciação ao esporte para pessoas com deficiência e oportunizar o acesso às atividades”, argumenta.

Além de Thomaz e Cristian, participaram da atividade Alessandro Alexandrino que terminou como recordista do Campeonato pela segunda vez, e mantém o recorde brasileiro. Cristian termina com a melhor marca pessoal (PB) em todas as cinco provas que disputou e encerra como recordista na competição nos 200 metros. Isaquias Quirino conseguiu participar do seu segundo Campeonato Brasileiro. Wesley dos Santos marcou PB nos 400 metros. Altair Marangne também conseguiu PB nas quatro provas.

Na edição de 2016, a atleta jundiaiense do PEAMA, Kelly Cristina Barreto Peixoto, foi a integrante da Seleção Brasileira para o evento, que aconteceu no Rio de Janeiro.

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Transportes

Revisão das linhas de ônibus diminui em 40% reclamações dos usuários

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Foto: Fotógrafos/PMJ

Como parte das ações do programa “Mobilidade Total”, da Prefeitura de Jundiaí, foi promovida a revisão de 86 linhas do transporte coletivo, o que resultou em 173 alterações no sistema de 2017 para cá. As linhas são responsáveis por quase 8 mil partidas de ônibus por dia. Com isso, a média mensal de cumprimento de partida dos ônibus de Jundiaí segue alta e estável em 2019 – na casa dos 90% – e a pontualidade, relacionada aos horários das partidas, é de cerca de 80%. Outro dado positivo se refere à queda de 42% das reclamações dos munícipes de março de 2017 (quando 777 reclamações foram registradas) para julho deste ano (448).

O esforço para melhorar o planejamento é um indicador importante para a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, de acordo com a diretora do Departamento, Ana Paula Silva de Almeida. “Podemos implementar novas linhas, revisar toda a tabela de horários, mudar itinerários ou fazer uma simples adequação de horário. A UGMT está sempre atenta ao tempo de viagem dos ônibus, às reclamações dos usuários e a outros números que mostram os resultados das ações que estão sendo realizadas”, revela.

Somente em setembro de 2019, cinco linhas foram alteradas em Jundiaí: 440 (Novo Horizonte/EE Dom Joaquim Justino Carreira), 446 (Novo Horizonte/EE Jurandyr de Souza Lima), 460 (Bom Jardim/EE Jurandyr de Souza Lima), 504 B (Terminal Vila Arens/Santa Gertrudes Via Água das Flores e Lagoa dos Patos) e a linha 566 (Jardim Adélia/Terminal Cecap), que começou a circular também aos domingos e feriados.

“Como as intervenções que a UGMT realiza são compartilhadas com os usuários, que discutem os problemas do sistema e colaboram com as soluções, as ações da Unidade de Gestão tendem a ser mais efetivas em seu resultado. Até o final deste ano, haverá a revisão das linhas da região da Colônia que passam pelo terminal do bairro. Já sabemos quais são os problemas através de um diagnóstico feito pelas equipes do departamento. Parte das linhas passará por remodelação e outras terão apenas alguns ajustes”, ressalta Ana Paula.

Satisfeitos

Dois usuários da linha 566 (Jardim Adélia/Terminal Cecap), que recentemente passou a circular aos domingos e feriados, estão satisfeitos com o fato de poderem chegar mais rápido a seus destinos. “Nos domingos não tinha a linha do Jardim Adélia. Eu pegava o ônibus no Terminal Hortolândia e ele rodava vários minutos pelo Jardim Tulipas, o bairro Água Doce e o Adélia. Com a mudança, economizo 30 minutos, seja para o Cecap ou para o Centro da cidade”, conta o aposentado Ataíde Costa de Oliveira, de 83 anos, morador do Adélia.

“Antes, ia à noite para um ponto no Morada das Vinhas, bem distante da minha casa. Agora ficou mais seguro chegar e sair do bairro, além de mais rápido. Economizo de meia hora a 45 minutos em cada viagem”, emenda o estudante Bruno Soares, de 17 anos.

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