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Transportes

Detran-SP libera transferência de multa de trânsito por selfie

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Após baixar o aplicativo e fazer o cadastro, o condutor precisa apenas conferir os dados da infração e do veículo, fazer uma selfie e assinar na tela

O Detran-SP anunciou na última semana um recurso que permite a transferência de multa entre condutores por meio de selfie. A ferramenta poderá ser usada quando o condutor que comete a infração de trânsito não é o dono do veículo.

Para usar o recurso, é preciso fazer download do aplicativo do Detran-SP – disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ao realizar o cadastro, o motorista deve acessar a opção “Indicação de Condutor”. Assim que conferir os dados da infração e do veículo, o proprietário identifica-se com uma selfie e assina na tela do celular.

Se o motorista não for registrado em São Paulo ou não possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG.

Também é necessário identificar o condutor que deve receber a autuação. Para isso, é preciso incluir o CPF, número da CNH, selfie e assinatura – ambas as assinaturas devem ser idênticas às do documento de habilitação.

A indicação de condutor permite que a pontuação seja atribuída à CNH correta – desde junho de 2016, o órgão paulista possibilita o procedimento pelo site, mas com o novo recurso, o processo torna-se mais rápido e simples.

Ao finalizar o cadastro de informações, o condutor é avisado de que as informações serão analisadas. É possível acompanhar o status da solicitação no aplicativo ou portal do Detran-SP.

Em média, 5.500 pedidos de indicação são enviados ao Detran por mês, mas 3.500 são recusados.

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Transportes

Revisão das linhas de ônibus diminui em 40% reclamações dos usuários

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Foto: Fotógrafos/PMJ

Como parte das ações do programa “Mobilidade Total”, da Prefeitura de Jundiaí, foi promovida a revisão de 86 linhas do transporte coletivo, o que resultou em 173 alterações no sistema de 2017 para cá. As linhas são responsáveis por quase 8 mil partidas de ônibus por dia. Com isso, a média mensal de cumprimento de partida dos ônibus de Jundiaí segue alta e estável em 2019 – na casa dos 90% – e a pontualidade, relacionada aos horários das partidas, é de cerca de 80%. Outro dado positivo se refere à queda de 42% das reclamações dos munícipes de março de 2017 (quando 777 reclamações foram registradas) para julho deste ano (448).

O esforço para melhorar o planejamento é um indicador importante para a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, de acordo com a diretora do Departamento, Ana Paula Silva de Almeida. “Podemos implementar novas linhas, revisar toda a tabela de horários, mudar itinerários ou fazer uma simples adequação de horário. A UGMT está sempre atenta ao tempo de viagem dos ônibus, às reclamações dos usuários e a outros números que mostram os resultados das ações que estão sendo realizadas”, revela.

Somente em setembro de 2019, cinco linhas foram alteradas em Jundiaí: 440 (Novo Horizonte/EE Dom Joaquim Justino Carreira), 446 (Novo Horizonte/EE Jurandyr de Souza Lima), 460 (Bom Jardim/EE Jurandyr de Souza Lima), 504 B (Terminal Vila Arens/Santa Gertrudes Via Água das Flores e Lagoa dos Patos) e a linha 566 (Jardim Adélia/Terminal Cecap), que começou a circular também aos domingos e feriados.

“Como as intervenções que a UGMT realiza são compartilhadas com os usuários, que discutem os problemas do sistema e colaboram com as soluções, as ações da Unidade de Gestão tendem a ser mais efetivas em seu resultado. Até o final deste ano, haverá a revisão das linhas da região da Colônia que passam pelo terminal do bairro. Já sabemos quais são os problemas através de um diagnóstico feito pelas equipes do departamento. Parte das linhas passará por remodelação e outras terão apenas alguns ajustes”, ressalta Ana Paula.

Satisfeitos

Dois usuários da linha 566 (Jardim Adélia/Terminal Cecap), que recentemente passou a circular aos domingos e feriados, estão satisfeitos com o fato de poderem chegar mais rápido a seus destinos. “Nos domingos não tinha a linha do Jardim Adélia. Eu pegava o ônibus no Terminal Hortolândia e ele rodava vários minutos pelo Jardim Tulipas, o bairro Água Doce e o Adélia. Com a mudança, economizo 30 minutos, seja para o Cecap ou para o Centro da cidade”, conta o aposentado Ataíde Costa de Oliveira, de 83 anos, morador do Adélia.

“Antes, ia à noite para um ponto no Morada das Vinhas, bem distante da minha casa. Agora ficou mais seguro chegar e sair do bairro, além de mais rápido. Economizo de meia hora a 45 minutos em cada viagem”, emenda o estudante Bruno Soares, de 17 anos.

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Jundiaí

Cabify anuncia operação em Jundiaí

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Empresa investirá mais de 20 milhões de dólares para dobrar sua equipe de tecnologia em São Paulo ao longo dos próximos 5 anos

A Cabify, plataforma de mobilidade urbana, anuncia nesta quarta-feira (26) a integração dos aplicativos Easy e Cabify. A partir de agora os serviços de táxi para passageiros passarão a ser oferecidos exclusivamente na plataforma da Cabify e, na próxima atualização, a Easy passará a ser Cabify, devendo ocorrer gradualmente nos próximos dias. Nos últimos meses, a empresa dedicou esforços para migrar os serviços da Easy para a plataforma e unificar a operação para garantir a melhor experiência em mobilidade aos usuários. A fim de desenvolver e melhorar a eficiência do aplicativo, a empresa anuncia ainda mais de 20 milhões de dólares em investimento para dobrar sua equipe de tecnologia em São Paulo ao longo dos próximos 5 anos. Al! ém disso, com a integração, a Cabify passa a atuar em mais 39 cidades brasileiras, além das oito em que já opera atualmente.

“Este novo momento está alinhado com o plano da Cabify de construir uma plataforma de mobilidade como serviço (MaaS – Mobility as a Service) líder na América Latina e Europa e de oferecer mais serviços aos motoristas parceiros, taxistas e passageiros. Com isso, a empresa agora chega em outras quase 40 cidades brasileiras com a opção de solicitação de táxi, somando 47 cidades com a marca Cabify”, explica o novo Country Manager da Cabify, Pedro Meduna.

Consolidando a convergência tecnológica dos aplicativos, a empresa concluiu a migração dos dados da Easy para a plataforma da Cabify com o propósito de obter um monitoramento e operação mais eficientes, além de oferecer mais opções de escolha aos usuários em um único aplicativo. A empresa investirá mais de 20 milhões de dólares adicionais, focados em iniciativas para melhorar a segurança e a confiança de passageiros e motoristas, pagamentos em dinheiro, controle de fraude, recrutamento e treinamento de motoristas.

O anúncio vem acompanhado da nova estratégia de negócios da empresa, que comunicou na última semana taxas menores aos motoristas parceiros, novo preço aos passageiros e mais formas de pagamento em todo o país, com o propósito de se tornar a melhor opção custo benefício do mercado. Com o movimento e apoiada no conceito global de “Escolhas Inteligentes”, a plataforma se posiciona como uma importante agente na construção de um modelo de mobilidade mais eficaz e sustentável para os centros urbanos, preservando seus atributos de qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental.

“Ainda no segundo semestre deste ano teremos também a opção de utilizar patinetes elétricos por meio da Movo, startup espanhola de micro-mobilidade urbana que está chegando ao Brasil e que também integra o Grupo Maxi Mobility. Dessa forma consolidamos nosso plano em se tornar uma plataforma mais completa, dinâmica e integrada para os usuários”, conclui Meduna.

Confira a lista das cidades em que a Cabify passa a atuar com unificação dos aplicativos:

Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Niterói (RJ), Maceió (AL), Goiânia (GO), Belém (PA), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Natal (RN), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Uberlândia (MG), Aracaju (SE), Jundiaí (SP), Macaé (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Cuiabá (MT), São José dos Campos (SP), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Navegantes (SC), Joinville (SC), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Macapá (AP), Teresina (PI), Maringá (PR), Sorocaba (SP), Campina Grande (PB), São José do Rio Preto (SP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Juiz de Fora (MG), Presidente Prudente (SP), Itu (SP) e Feira de Santana (BA).

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Jundiaí

Linha 942 será alterada para aumentar pontualidade

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A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte informa que, a partir de segunda-feira (24), haverá alteração de horário na linha 942 (Terminal Eloy Chaves – Terminal Central). De acordo com a unidade, será feita uma redistribuição da escala de carros, com o objetivo de aumentar o índice de pontualidade e cumprimento de partidas, sem prejuízo para os usuários.

Em 2017, foi realizada a reprogramação das linhas do vetor oeste com o intuito de regularizar os horários. Apesar da mudança feita há dois anos e dos bons resultados alcançados, a UGMT esclarece que surge agora a necessidade de atualização no horário da linha 942.

A partir das reclamações recebidas, principalmente sobre atrasos, haverá mudanças de horários de segunda a sexta-feira. A nova tabela horária da linha estará disponível no site.

Assessoria de Imprensa – PMJ

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