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Associação Almater, de Jundiaí, vence edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’ da Coca-Cola FEMSA Brasil

Companhia fará aporte de até R$ 50 mil na abertura de um curso de cozinha experimental que vai alimentar 150 crianças

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A Associação Almater, de Jundiaí, foi uma das vencedoras da edição 2019 do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’da Coca-Cola FEMSA Brasil, cujo objetivo é incentivarprojetos sociais de instituições sem fins lucrativos que atuam em regiões onde a companhia está presente. Denominado ‘Alimentando o futuro’, o projeto selecionado da instituição permitirá a abertura de um curso regular de cozinha experimental para capacitar diretamente 20 mulheres e utilizar o produto desse curso como fonte de alimento para 150 crianças que já são atendidas pela entidade.

“Tivemos excelentes projetos inscritos este ano e a escolha destes 11 não foi uma tarefa fácil. Porém, temos orgulho dos escolhidos e possuímos total certeza que eles farão trabalhos importantes para as comunidades locais, compartilhando o nosso DNA sustentável com ainda mais pessoas”, afirma Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.

“Para nós, a seleção do nosso projeto significa muito mais do que apenas o recurso financeiro. Significa reconhecimento e oportunidade. Reconhecimento pelo trabalho que já realizamos e pela legitimidade das nossas demandas, do nosso território, e oportunidade de crescer muito mais, de plantar uma sementinha de um novo projeto que nos permitirá alcançar um universo de possibilidades”, destaca Narrinam Camargo, responsável pelo projeto da Almater. “Nós atuamos com crianças, adolescentes e suas famílias na área da defesa e garantia de direitos, e sabemos que a realidade da fome e da pobreza muitas vezes nos limitam, por isso, este projeto nos permitirá criar e aprimorar estratégias para combater a fome, a má alimentação e o aproveitamento integral dos alimentos, e aí sim, continuar avançando na luta pela transformação social que sonhamos”, completa.

Dentre os critérios estabelecidos para a escolha das 11 ONGs vencedoras, um dos mais importantes era o alinhamento aos pilares de Sustentabilidade da companhia, por meio dos temas meio ambiente, desenvolvimento comunitário e estilo de vida saudável.

Este ano, a edição recebeu um aporte total de até R$ 350 mil, sendo até R$ 50 mil para cada uma das sete cidades contempladas: Marília, Sumaré, Jundiaí (todas em SP), Itabirito (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba e Maringá (PR), tendo este valor rateado entre as ONGs que se situam na mesma localidade. Os projetos escolhidos deverão ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados de perto pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

A lista de todos os vencedores está disponível no  www.ideiasparaummundomelhor.com.br

Sobre o projeto da Almater

Atualmente ocupando o Centro Comunitário do Jardim São Camilo, em Jundiaí, bairro de alta vulnerabilidade social, a Associação Almater atende 150 crianças e adolescentes, e são inúmeras as situações de jovens atendidos que relatam passar fome em casa, com extrema restrição de alimentos, pouquíssimas refeições ao dia com baixo valor nutricional, devido principalmente à extrema pobreza e famílias numerosas.

O projeto ‘Alimentando o futuro’ visa a promover uma transformação no cotidiano dessas crianças e adolescentes, bem como de suas famílias, tendo os alimentos, o conhecimento e a tecnologia como principais ferramentas para esse processo.

O curso regular de cozinha experimental que será organizado pela Almater com o incentivo da Coca-Cola FEMSA Brasil destina-se a 20 mulheres socialmente vulneráveis na região da entidade. Terá duas turmas, com 10 integrantes cada, e busca capacitar as participantes para o aproveitamento integral dos alimentos, por meio da produção de receitas com ingredientes baratos e de rápido preparo. O objetivo é cozinhar tendo como base alimentos orgânicos e de fácil acesso, aumentando a utilização de cascas, folhas, talos e sementes, contribuindo para um maior consumo diário de frutas e hortaliças e reduzindo a ingestão de alimentos industrializados, com alto teor de açúcares e baixo valor nutritivo.

Jovens da Bom Pastor produzem vídeo e revista

Um vídeo e uma revista para ajudar a conscientizar sobre a importância do uso consciente da água e do correto descarte de resíduos, como medidas essenciais para a preservação do planeta. Esses são os primeiros resultados apresentados pela ONG selecionada na edição de 2018 do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’.

O projeto Mídia Cidadã, da Associação Acolhimento Bom Pastor, mobilizou em torno de 20 adolescentes atendidos pela instituição no Jardim Novo Horizonte para a produção dos trabalhos desde janeiro deste ano.

Eles pesquisaram a respeito de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e participaram de oficinas de capacitação sobre produção audiovisual, editoração e uso de mídias sociais na propagação e na defesa das causas ambientais. Depois, foram à campo para fazer entrevistas.

Com cerca de 13 minutos de duração, o vídeo aborda ações práticas implementadas pelo município de Jundiaí para o uso sustentável de seus recursos hídricos a partir de entrevistas com representantes do poder público, como o prefeito Luiz Fernando Machado. Traz ainda depoimentos de jovens da Associação Bom Pastor sobre hábitos que adotam em relação aos resíduos produzidos em casa e para economizar água. O audiovisual dispõe de interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libra) e está disponível no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=aJf6-KklJjM&t=233s

A revista também destaca os benefícios que o uso responsável da água e a gestão correta dos resíduos sólidos, como a destinação para reciclagem, proporcionam ao meio ambiente. Com oito páginas, impressão colorida e tiragem de 3 mil exemplares, a publicação será distribuída em escolas da rede municipal de Jundiaí.

“É um projeto que contribui para o empoderamento dos jovens atendidos pela nossa entidade e dissemina informação que pode tornar a vida das pessoas na cidade mais saudável”, afirma Reinaldo Fernandes, coordenador do Mídia Cidadã. O programa ainda vai tratar de outros temas relacionados à sustentabilidade em futuros documentários e revistas.

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Azul compra empresa jundiaiense por R$ 123 mi

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A Azul anunciou na tarde desta terça-feira a compra da companhia aérea regional TwoFlex, baseada em Jundiaí. As duas empresas assinaram uma oferta vinculante de 123 milhões de reais, segundo informou a Azul em comunicado. A transação ainda precisa ser aprovada por órgãos regulatórios.

O negócio reforça a aposta da Azul no mercado de aviação regional. A TwoFlex opera voos para 39 destinos no Brasil, dos quais somente três já eram atendidos pela Azul. A Azul já é dona da maior malha do país, com 200 destinos.

“Nos últimos dez anos, a Azul liderou o desenvolvimento da aviação regional no Brasil, atendendo a mais de 100 destinos domésticos e trazendo novos serviços para mais de 50. Nosso objetivo é continuar levando serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil”, disse em comunicado o presidente da Azul, John Rodgerson.

Ao comprar a TwoFlex, a Azul impede um avanço da concorrente Gol, líder em voos domésticos no Brasil. A Gol assinou no ano passado uma parceria com a TwoFlex, oferecendo com exclusividade em seu site as passagens para as rotas regionais operadas pela empresa paulista. A TwoFlex também operava voos em nome da Gol em estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Procurada, a Gol não respondeu se foi pega de surpresa pelo anúncio da venda da TwoFlex à Azul. Disse que está estudando como dar assistência aos clientes que compraram passagens para rotas da TwoFlex por meio da Gol e que o negócio em nada afeta seu plano de expansão regional.

“O acordo com a TwoFlex de compartilhamento de voos e compra de capacidade representou apenas 0,007% do número de assentos ofertados e 4.185 passageiros transportados em 2019, o que representa 0,012% do total de 35 milhões de clientes atendidos pela Gol no ano” escreveu a empresa em comunicado.

A TwoFlex foi fundada em 2013 após a fusão da Two Táxi Aéreo e da Flex Aero Táxi Aéreo.
CongonhasCom a aquisição, a Azul ganhará também 14 novos horários de pouso e decolagem que a TwoFlex possuía na pista auxiliar no disputado aeroporto de Congonhas — os chamados slots. 

Apesar de não operar na pista principal, a TwoFlex obteve em setembro do ano passado autorização para realizar voos entre Congonhas e o aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro. Assim, se desejar usar a rota, a Azul pode aumentar sua participação no trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo.

A Azul entrou na ponte aérea no fim de 2019, após herdar slots da Avianca Brasil, e começou a operar uma rota entre Congonhas e o aeroporto Santos Dumont, o trajeto mais cobiçado da ponte aérea Rio-São Paulo. Com o fim das operações da Avianca Brasil em maio, a Azul recebeu 15 dos 41 slots da empresa na pista principal, que somou aos 26 que já possuía e possibilitou uma operação na ponte aérea.

Os horários na pista principal do aeroporto geraram uma grande novela em 2019. Além da Azul, a MAP Linhas Aéreas, do Amazonas, ficou com 12 slots e a Passaredo, de Ribeirão Preto (SP), com 14, todos na pista principal.

A TwoFlex também chegou a pleitear slots na pista principal de Congonhas, mas seu pedido foi negado pelos órgãos de avião civil que gerenciavam o aeroporto, devido ao porte pequeno de suas aeronaves.

Além do uso dos slots, no comunicado informando sobre a transação com a TwoFlex, Rodgerson afirmou ainda que a frota de 17 aeronaves Cessna Caravan próprias da TwoFlex será “a maneira mais adequada para alcançar cidades e comunidades menores”. “A aquisição da TwoFlex ajudará a Azul a aumentar a demanda de clientes, pois poderá levar o serviço aéreo a lugares onde não são servidos hoje”, disse o executivo. O presidente disse ainda que a operação de carga da TwoFlex será uma adição “estratégica” à Azul Cargo Express, serviço de carga da Azul.

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Vagas para os projetos musicais do Colégio Divino Salvador estão abertas

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Orquestra e corais infantil e adulto estão com inscrições abertas em janeiro

Que tal começar o ano participando de um projeto musical? No Colégio Divino Salvador as inscrições estão abertas para novos integrantes que queiram participar do Projeto Orquestra, do Coral Infantil ou do Coral Divino em Canto.

Se você tem mais de 18 anos, não tem experiência e não sabe ler partitura, mas quer fazer parte de um grupo, o Coral Divino em Canto, sob regência da maestrina Cláudia de Queiroz, tem inscrições abertas para novos integrantes. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 19h30 às 22h, e os interessados podem se inscrever e agendar um teste vocal até dia 28 de janeiro, com mensalidade de R$ 30. As vagas são limitadas.

Já para quem tem conhecimento e possui violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé ou fagote pode se inscrever no Projeto Orquestra, do maestro Thiago Loboda, que completa 25 anos em 2020. As vagas estão abertas para jovens entre 12 e 26 anos, prioritariamente (podendo ser abertas exceções). Caso o interessado toque outro instrumento, ainda pode entrar em contato para verificar sobre possíveis oportunidades. Para fazer parte do grupo será feito um teste para avaliar o conhecimento do candidato. As inscrições e seleção serão realizadas até a primeira quinzena de fevereiro. Os ensaios são realizados às terças-feiras, das 18h30 às 20h. Não há mensalidade, apenas uma taxa de matrícula semestral de R$ 60,00.

As crianças de 6 a 12 anos também poderão fazer parte de um grupo musical. O Coral Infantil, com regência de Elaine Freitas, tem inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro e a taxa para participação é semestral de R$ 60. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 18h15 às 19h45.

Para participar não é preciso ser aluno ou funcionário do Colégio Divino Salvador, onde acontecem os ensaios. A participação nos três projetos é aberta à população. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4588-1356 ou diretamente na secretaria do Colégio Divino Salvador, que fica na Rua General Carneiro, 105, Vila Arens, Jundiaí (SP).

CORAL DIVINO EM CANTO

Fundado em 1998
Ensaios: quintas-feiras, das 19:30 às 22:00
Adultos acima de 18 anos
TAXA MENSAL: 30,00
INSCRIÇÕES ATÉ 28/01/2020

CORAL INFANTIL

Fundado em 1987
Ensaios: quintas-feiras, das 18:15 às 19:45
Crianças de 6 a 12 anos
TAXA SEMESTRAL: R$ 60,00
INSCRIÇÕES ATÉ 28/02/2020

PROJETO ORQUESTRA

Fundado em 1996
Ensaios: terças-feiras, das 18:30 às 20:00
Jovens de 12 a 26 anos
TAXA SEMESTRAL: R$ 60,00
INSCRIÇÕES ATÉ 15/02/2020

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Jundiaí

Empresa jundiaiense artesanal e totalmente ecológica, a Coco Verde comemora um ano

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A jovem Gabriela de Angelis, 29 anos, sempre quis trabalhar com algo que fizesse a diferença na preservação do meio ambiente. Cursou Ecologia na UNESP, deu uma guinada e foi fazer Engenharia, trabalhou no Geenpeace, mas após um curso de saboaria artesanal e outro de aromatizador de ambientes com óleos essenciais decidiu empreender e criou a “Coco Verde – Casa & Corpo”.

“Queria encontrar uma solução para que a limpeza e a higiene pessoal fossem menos nocivas ao ambiente e às pessoas. Passei então a produzir cosméticos e produtos de limpeza artesanais, com matéria prima 100% vegetal. Todos os produtos são biodegradáveis e hipoalergênicos”, afirma Gabriela.

A Coco Verde nasceu há um ano, em Jundiaí (interior de São Paulo) e está buscando seu espaço no já disputado mercado de produtos ecológicos. Toda a produção da Coco Verde é feita artesanalmente, as embalagens são retornáveis, com a menor utilização de plástico possível, visando a redução de lixo gerado.

As entregas em municípios próximos a Jundiaí e Grande São Paulo são feitas por bicicleta, não gerando poluentes. As demais são enviadas via Correio. A empresa também faz a compensação ambiental pelo selo “eu reciclo”.

A Coco Verde conta com produtos para a Casa e para o Corpo.

Linha Casa:

. Sabão em pó de coco (ideal para roupas mais sujas, brancas e limpeza pesada. Rende o dobro do sabão em pó convencional);

. Sabão líquido (100% coco, para lavar roupa e louça);

. Aromatizador de ambientes (perfume pau-brasil).

Linha Corpo:

. Xamponetes em barra (ideal para o corpo, rosto e cabelos). Nas versões laranja com cártamo, lavanda com amêndoas, capim limão com menta e extrato de camomila (esse último não leva óleo essencial, ideal para bebês e mães no período de amamentação);

. Sabonete líquido com aroma de lavandin;

. Cera fortalecedora. Contém óleo de rícino fortalecedor de unhas e óleo de lavandin grosso, que é cicatrizante. Indicado como pomada cicatrizante e balm labial.

. Desodorante em pomada;

. Desodorante líquido;

. Hidrolatos para tratamentos de rosto e corpo nas versões lavanda (regenerador celular), aroeira pimenteira (anti-inflamatório cutâneo) e citronela (repelente de insetos). Podem ser usados em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos e escalda-pés.

. Discos de limpeza facial reutilizáveis;

. Bucha de banho.

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