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Água e Saneamento

Arteris alerta sobre descarte de lixo em rodovias na Semana Mundial da Água

O Dia Jundiaí

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No período, Grupo reforça ação de conscientização de usuários dos trechos sob sua administração

Na Semana Mundial da Água, 19 a 23 de março, o Grupo Arteris reforça ação de conscientização sobre o descarte indevido de resíduos nas rodovias. A companhia busca alertar todos os usuários sobre os malefícios que o ato pode causar para o meio ambiente e, em especial, para a disponibilidade e qualidade da água no País.

A Arteris, que administra 3.700 quilômetros de rodovias em dez concessões nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, tem a sustentabilidade

ambiental como uma de suas prioridades. Por isso, nessa semana lançou uma campanha nas redes sociais sobre o impacto do descarte inadequado de resíduos para contaminação da água – recurso não renovável e cada vez mais escasso – além de provocar alagamentos e enchentes nas cidades.

“A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação de toda a sociedade. Por isso, vamos utilizar as nossas redes sociais para impactar os usuários das nossas rodovias e demais públicos de interesse do Grupo sobre a importância do descarte correto de resíduos, colaborando para a preservação desse recurso essencial para a vida – a água”, destaca Alessandra Vasconcelos, Diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Arteris

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Água e Saneamento

Sabesp lança aplicativo para facilitar comunicação sobre vazamentos

O Dia Jundiaí

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A Sabesp apresenta seu primeiro aplicativo para permitir que seus clientes possam informar a empresa sobre vazamentos de água ou esgoto em vias públicas e/ou residências da Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina. Oferecido gratuitamente, o “Sabesp_App” pode ser utilizado em aparelhos com sistema operacional Android e iOS, incluindo smartphones e tablets.

Uma vez instalado, o aplicativo solicita que o usuário faça um cadastro simples com número do celular e e-mail. Depois dessa etapa, é possível acessar uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. O cliente precisa então selecionar e digitar o endereço para localização da ocorrência, permitindo a localização instantânea pelo GPS do celular. Também é necessário enviar fotos do vazamento (no mínimo uma e no máximo três imagens) para permitir que a Sabesp possa dimensionar o problema e, consequentemente, preparar as equipes de instrumentos necessários para a resolução do caso.

Feito o envio, o usuário recebe automaticamente o protocolo de atendimento que permite acompanhar o andamento e finalização de toda operação. O programa disponibiliza ainda tela de ajuda com informações e um vídeo que auxiliam os usuários a diferenciar, em caso de dúvida, se o vazamento é de água e/ou esgoto, bem como de dados referentes a vazamentos resultantes de outras causas, como drenagem de prédios, galerias de água da chuva, entre outras características que não são da responsabilidade da empresa.

Para Marcelo Fornaziero Medeiros, gerente do Departamento de Desenvolvimento e Gestão da Metropolitana, a iniciativa demonstra a preocupação da Sabesp com o atendimento ao cliente: “Vamos ganhar muito em eficiência e o cidadão também vai ser beneficiado ao perceber que sua reclamação foi atendida com rapidez”, afirma. O “app” se soma aos canais de relacionamento já existentes, como a central de atendimento telefônico (telefone: 195), as agências comerciais (físicas) e, por fim, a agência virtual e o chat localizados no site da Sabesp.

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